.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Quem nunca viu por aí a famosa foto do gato preto (Le chat noir)?
Pois é....arte do poster do Cabaré Chat Noir, feito por Alexandre Steinlen.
O cabaré Le Chat Noir, foi fundado em 1881 em Paris, precisamente na boulevard Rouchechouart na belísima região de Montmartre (onde encontra-se também o cabaré Moulin Rouge e a linda basílica Sacre-Coeur), um ano depois mudou de endereço, ainda em Montmartre.
Este cabaré tornou-se rapidamente um ponto de encontro de alto-nível na Paris noturna, mundana e artísitca.
Este cabaré tornou-se rapidamente um ponto de encontro de alto-nível na Paris noturna, mundana e artísitca.
Neste cabaré, entre a grande desordem, poderíamos ver tanto as composições de Steinlen, como os vitrais de Willette, Claude Debussy e Erik Satie no piano, e o teatro de sombras, instalado no segundo andar do cabaré.
No teatro de sombras, o jovem desenhista Henri Rivière criava as silhuetas que eram apresentadas por trás de uma tela contra a luz, o narrador Rodolphe Salis ficava ao lado da tela, de frente ao público criando jogos de palavras, improvisando e fazendo alusões a atualidade. Um pianista garantia o acompanhamento musical da peça. Mais de 40 peças foram criadas e as silhuetas desenhadas tornaram-se hoje, obras de arte expostas no nível 4 do museu D'Orsay.
Este cabaré tinha o seu próprio jornal "Le Chat Noir".
Salis dizia: "o Chat Noir é o mais extraordinário cabaré no mundo, onde você pode esbarrar com os mais famosos homens de Paris, entre estrangeiros de todos os cantos do mundo".
Para tristeza de muitos, o cabaré foi fechado em 1897.