quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Delícias de "Galettes de Rois"

A celebração do dia de Reis (6 de janeiro) evoca a gastronomia na França. Consumidas antes e após o dia de reis, as galettes são tortas de massa folhada recheadas. É a tradicional ocasião de encontrar os reis... A pessoa que come a galette e acha uma miniatura de rei escondida em seu recheio, terá o direito de usar a coroa dourada que acompanha a torta e ser o rei da noite!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Le Chat Noir















Quem nunca viu por aí a famosa foto do gato preto (Le chat noir)?

Pois é....arte do poster do Cabaré Chat Noir, feito por Alexandre Steinlen.

O cabaré Le Chat Noir, foi fundado em 1881 em Paris, precisamente na boulevard Rouchechouart na belísima região de Montmartre (onde encontra-se também o cabaré Moulin Rouge e a linda basílica Sacre-Coeur), um ano depois mudou de endereço, ainda em Montmartre.
Este cabaré tornou-se rapidamente um ponto de encontro de alto-nível na Paris noturna, mundana e artísitca.
Neste cabaré, entre a grande desordem, poderíamos ver tanto as composições de Steinlen, como os vitrais de Willette, Claude Debussy e Erik Satie no piano, e o teatro de sombras, instalado no segundo andar do cabaré.
No teatro de sombras, o jovem desenhista Henri Rivière criava as silhuetas que eram apresentadas por trás de uma tela contra a luz, o narrador Rodolphe Salis ficava ao lado da tela, de frente ao público criando jogos de palavras, improvisando e fazendo alusões a atualidade. Um pianista garantia o acompanhamento musical da peça. Mais de 40 peças foram criadas e as silhuetas desenhadas tornaram-se hoje, obras de arte expostas no nível 4 do museu D'Orsay.
Este cabaré tinha o seu próprio jornal "Le Chat Noir".
Salis dizia: "o Chat Noir é o mais extraordinário cabaré no mundo, onde você pode esbarrar com os mais famosos homens de Paris, entre estrangeiros de todos os cantos do mundo".
Para tristeza de muitos, o cabaré foi fechado em 1897.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Aberta a temporada de "caça" para os consumidores!!!!!




Duas vezes ao ano, uma no verão e outra no inverno, todas as lojas de Paris abrem oficialmente a temporada de "caça" ao melhor produto pelo melhor preço. Os Soldes são esperados com ansiedade por todos, franceses e turistas que podem aproveitar os descontos de até 70 %! A dica é conferir o preço antes dos soldes se iniciarem para confirmar se realmente vale a pena o desconto oferecido. No primeiro dia da famosa liquidação, muita fila, empurra-empurra, confusão, então....paciência torna-se fundamental.
No verão, achei que as promoções foram melhores e duram quase 2 meses! Agora no inverno, a liquidação se iniciou no dia 7 de janeiro e se encerra dia 23 do mesmo mês....sem graça, mas eu aproveitei!!!!!!!!! Então vamos as compras!!!!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Agora sim, MUITA neve em Paris!!!!!!









Tá bom, não canso de fotografar as fontes congeladas e os tímidos flocos de neve aqui por Paris, mas hoje foi sensacional!!!!!! Um dia inteiro de neve, que começou de madrugada....fez a cidade da luz encher meu coração de alegria e...frio!!!

Ano Novo em Paris



O ano novo em Paris, tbém chamado de "jour de l'an" (dia do ano) ou "jour Saint Silvestre" (papa, santo canonizado no dia 31 de dezembro) não é recheado de fogos de artifício ou grandes comemorações. O lugar mais badalado é a famosa avenida Champs-Elysées, onde se reúne há cada ano, mais de 400.000 pessoas. Porém, como quase todos os brasileiros por aqui, preferimos ir a Torre Eiffel para ver "os fogos". Exatamente a meia-noite a torre mudou sua cor de azul para o clássico amarelo, marcando o fim da presidência da União Européia para Sarkozi (a presidência dura 6 meses). Um show à parte!
UM FELIZ 2009 A TODOS!!!!!!!!!!!!!